segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A História do Xadrez

A HISTÓRIA DO XADREZ     
      A história do xadrez  tem origem controversa,   mas é possível afirmar que o jogo foi inventada na Ásia.
Atualmente , a versão mais aceita e amplamente difundida  é a de que ele teria surgido na Índia com o nome de chaturanga e dali ele se espalhou para China ,Rússia , Pérsia e Europa onde se estabeleceram as regras atuais . Entretanto pesquisas atuais indicam uma possível origem na China do  século  III a.C., na região entre Uzbequistão e a Pérsia antiga (atual irã).aqui no Brasil atualmente as pessoas costumam a jogar xadrez no computador você sabia que Deep Blue foi a primeira máquina a derrotar um campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov , em 1997!


PEÇAS DO XADREZ


    No tabuleiro de xadrez cada jogador começa com 16 peças 1 rei, 1 rainha, 2 torres , 2 bispos , 2 cavalos e 8 peões. O tabuleiro tem oito fileiras horizontais e oito colunas verticais as casas são claras e escuras para a gente ver melhor a diferença as casas e peças claras são chamadas brancas e as escuras negras! mesmo que sejam de alguma outra cor . O tabuleiro é igual ao de jogo de damas mas diferentemente no xadrez usamos todas as 64  casas , as peças brancas sempre começam o jogo .

COMO ARRUMAR O TABULEIRO
       No tabuleiro colocamos 1 torre, 1 cavalo ,  1 bispo , a dama , o rei ,o ouro bispo ,o outro cavalo e por último a outra torre e na frente os peões .                      

MOVIMENTAÇÃO DAS PEÇAS    
   (O REI se move em todas as direções! colunas , fileiras diagonais...
...mas apenas uma casa por vez)      
   (A DAMA como o REI a DAMA pode mover-se em todas as direções! mas enquanto ele anda apenas uma casa por vez...
...a rainha avança qualquer numero de casas basta um caminho livre em linha reta e ela pode andar quantas casas quiser!)  
   (A TORRE  como a DAMA  ele pode se mover  em qualquer número de casas  o alcance de captura dessa peça é extremo também como a DAMA essa peça só é impedida por alguma outra peça em seu caminho)
   (O BISPO é uma peça de grande alcance o domínio dessa peça e as diagonais)
  (O CAVALO tem a capacidade de trilhar os caminhos nesta mesma  forma no tabuleiro o cavalo faz coisas que nenhuma outar peça consegue  o CAVALO  é a unica peça que salta por cima das outras sejam amigas ou inimigas a  movimentação do cavalo é em  L  ele pula em um dois ou dois e um)
 (O PEÃO é a peça mais difícil de dominar a peça com  movimento movimento mais complexo o PEÃO avança uma casa por vez e apenas para a frente e só come nas diagonais o PEÃO pode ser promovido ele pode se transformar em qualquer outra peça quando chegar ao outro lado do tabuleiro )    
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário